Castanhão

Castanhão


O Castanhão é o maior açude público para múltiplos usos do Brasil. Concluído em 2003, sua barragem fica localizada nos municípios de Alto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara e Jaguaribe no Ceará. Constitui importante reserva estratégica de água. É utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe.

Reservatório Açude Castanhão

Nome oficial Açude Público Padre Cicero

Bacia Hidrográfica Estadual BACIA DO MéDIO JAGUARIBE

Finalidade Irrigação, transposição, abastecimento, usos múltiplos. Transposição: Reservatório Pulmão e canal adutor da Transposição de águas da Bacia do Rio São Francisco


Estado CE

Municípios Alto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara e Jaguaribe

Ano início construção 1995

Ano conclusão construção 2003

Capacidade (1.000 m3) 6.700.000

Volume Morto (1.000 m3) 250.000

Cota soleira sangradouro/vertedouro (m) 106,00

Cota do coroamento (m) 111,00

Bacia Hidráulica (m2) 441.000.000,00

Fonte: www.denocs.gov.br/barragens/castanhao/castanhao.html











Moradia dos "brutos"

Moradia dos "brutos"

"Só pega peixe quem pesca "

"Só pega peixe quem pesca "

" Eu tô fedendo peixe do castanhão"

" Eu tô fedendo peixe do castanhão"

O por do sol

O por do sol
Além de piscoso um colírio, absoluto por sua beleza singela.

Amigo Otto grande pescador

Amigo Otto grande pescador

Peixe de 6 kg

Peixe de 6 kg
Família Martins mostrando competência

terça-feira, 14 de junho de 2011

Peixes Perigosos

Rascasso - Goraz - Peixe Escorpião
Espécie solitária muito vulgar na costa portuguesa vive sobre as rochas, areia ou lodo. Alimenta-se de peixes, crustáceos e moluscos. Se tocar num peixe-escorpião o mais natural é ser injectado pelo seu veneno deve solicitar de imediato ajuda médica e deslocar-se ao hospital mais próximo, em função da zona e espécie pode ser grave ou em alguns casos fatal.


Peixe Aranha
O peixe aranha possui junto de cada opérculo branquial um espinho venenoso e três dos raios da primeira barbatana dorsal também são venenosos. É a cor preta desta barbatana que mais facilmente o identifica. A sua picada pode provocar dores intensíssimas. Vive normalmente afastado das praias. mas aparece, de vez em quando, enterrado na areia a poucos centímetros de profundidade. Horas depois de morto ainda mantem o veneno activo. Quando se pesca ao fundo na praia é muito vulgar e geralmente morde em todo o tipo de isco natural. Qualquer pescador incauto que seja picado deve procurar rapidamente ajuda médica, na primeira meia hora podem ser executados algumas acções de modo a aliviar a dor. Primeiros Socorros: 0 tratamento por calor é aconselhado, o veneno destes peixes é termolábil, isto é, decompõe-se sob a acção do calor. A imersão da zona afectada em água à temperatura máxima suportável, ou mesmo a aproximação de um cigarro aceso à menor distância possível, podem ser soluções a aplicar durante a primeira meia hora. Depois de já ter passado algum tempo, o médico poderá receitar analgésicos ou mesmo injecções locais, que atenuarão a dor.



Ratão
Habita baías e estuários e por vezes em alto mar. Encontra-se por vezes em grupos. Alimenta-se de crustáceos, moluscos e peixe. A cauda desta raia possui um ou mais espinhos venenosos de bordos serrilhados, capazes de provocar feridas muito dolorosas.


Tremelga
Encontrada em fundos macios, geralmente junto a costa mas ocasionalmente em locais mais profundos. Alimenta-se de pequenos peixes e alguns invertebrados. Capaz de infligir um choque eléctrico superior a 200 volts.



Moreia
Espécie nocturna e territorial. Habita em buracos nas rochas ou corais. Alimenta-se de peixes, e cefalopodes. Raramente ataca excepto quando é provocada. Atenção que a mordedura é extremamente perigosa pois não lhe é dificil arrancar a mão ou um braço de um pescador incauto.


Tintureira
Espécie oceânica, pode por vezes ser encontrada muito junto à costa em alguns locais. Normalmente encontrada a partir dos 150m. Aparece com frequência nos mares dos Açores, pesca-se utilizando como isco pedaços de carne em sangue Alimenta-se de peixes, pequenos tubarões, lulas e ocasionalmente de aves marinhas. Potencialmente perigosa para o homem.





Barracuda
Encontrado junto a costa e em alto mar. Alimenta-se principalmente de peixes, crustáceos e cefalopodes. Espécie extremamente agressiva podendo provocar ferimentos muito graves. A sua carne é tóxica para o ser humano. É pescada ao corrico com sardinha ou peixes e iscos artificiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário