Castanhão

Castanhão


O Castanhão é o maior açude público para múltiplos usos do Brasil. Concluído em 2003, sua barragem fica localizada nos municípios de Alto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara e Jaguaribe no Ceará. Constitui importante reserva estratégica de água. É utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe.

Reservatório Açude Castanhão

Nome oficial Açude Público Padre Cicero

Bacia Hidrográfica Estadual BACIA DO MéDIO JAGUARIBE

Finalidade Irrigação, transposição, abastecimento, usos múltiplos. Transposição: Reservatório Pulmão e canal adutor da Transposição de águas da Bacia do Rio São Francisco


Estado CE

Municípios Alto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara e Jaguaribe

Ano início construção 1995

Ano conclusão construção 2003

Capacidade (1.000 m3) 6.700.000

Volume Morto (1.000 m3) 250.000

Cota soleira sangradouro/vertedouro (m) 106,00

Cota do coroamento (m) 111,00

Bacia Hidráulica (m2) 441.000.000,00

Fonte: www.denocs.gov.br/barragens/castanhao/castanhao.html











Moradia dos "brutos"

Moradia dos "brutos"

"Só pega peixe quem pesca "

"Só pega peixe quem pesca "

" Eu tô fedendo peixe do castanhão"

" Eu tô fedendo peixe do castanhão"

O por do sol

O por do sol
Além de piscoso um colírio, absoluto por sua beleza singela.

Amigo Otto grande pescador

Amigo Otto grande pescador

Peixe de 6 kg

Peixe de 6 kg
Família Martins mostrando competência

terça-feira, 14 de junho de 2011

Dica de segurança em pescaria com artificiais

Em pescarias com iscas artificiais devemos sempre tomar certos cuidados, o uso de óculos é fundamental,  ele vai te salvar de uma isca "perdida" ou que eventualmente escape de um enrosco, ponta de galhos ciscos. O pescador pode utilizar os óculos de proteção ou polarizados, isso só tras mais segurança e conforto a pescaria. Além da proteção, o uso de óculos polarizados proporciona ao pescador grandes emoções, que é a visualização do ataque do peixe.

Ter em sua caixa um bom alicate de corte de preferência de força duplificada pode ajudar muito, ninguém pode prever um acidente mas podemos previnir, no caso  de um anzol ou garateia entrar num dedo ou pele ele será o salvador, corte a ponta do anzol onde tem a farpa e retireo sem problemas, impedindo o fim da pescaria.

Boné é indispensável na tralha do pescador, de preferência aos que tem aba arábica (protetor de pescoço). Além de  proteção do sol,  pode salvar muitas vezes o pescador da desatenção de um companheiro na hora de um arremesso mal feito ou afobado.

Um comentário:

  1. Excelentes dicas, muitas vezes no calor da pescaria esquecemos de nos cuidar. E por um dia perdemos todo o restante da pescaria. Parabens pelo artigo.

    ResponderExcluir